A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou o fim da cobrança por boleto sem registro. A medida, que será implementada em etapas, foi divulgada para as instituições bancárias por meio do comunicado 015/2015.
 A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou o fim da cobrança por boleto sem registro. A medida, que será implementada em etapas, foi divulgada para as instituições bancárias por meio do comunicado 015/2015. A alteração deve ser feita até dezembro de 2016 e faz parte do projeto “Nova Plataforma de Cobrança” que tem o objetivo de fomentar a transparência nas transações por boletos bancários no Brasil. 

De acordo com o cronograma divulgado, a oferta da cobrança sem registro para novos clientes termina já em junho, e o projeto é concluído em dezembro de 2016, quando está programada a finalização da migração das carteiras de cobrança sem registro para a modalidade registrada. A partir de então, os boletos sem registro só poderão ser pagos no banco de origem da emissão. 

Para os prestadores de serviço e empresários que utilizam a modalidade, as novas determinações causam preocupações, já que a tarifação dos boletos registrados é diferente e os bancos podem cobrar tarifas sobre as operações de registro, alteração ou cancelamento do boleto. Ou seja, pode acontecer a cobrança de mais uma tarifa para o mesmo boleto.